terça-feira, 28 de junho de 2011

Farnel de Praia

Estamos no Verão... a minha estação preferida!
Com o calor apetecem os passeios, os mergulhos, os banhos de Sol, e claro as patuscadas em família, os lanches na praia e os piqueniques...

O Verão relembra-me sempre do bem que sabiam os lanches que a minha mãe fazia, frescos e saborosos, que depois de duas horas dentro de água sabiam a algo transcendental, que nos restaurava as energias para mais uma tarde inteira de mergulhos. Nunca faltava um jarro de Tang de laranja e as sandes de peru panado!
Em pequena lembro-me que demorávamos uma eternidade para nos prepararmos para a praia, e íamos tão carregados de tralha que parecia que íamos acampar 3 meses! lol

Hoje em dia felizmente a logística já está bastante facilitada, mas acho que os dias de praia perderam com isso, pois passamos no supermercado e praticamente levamos tudo pronto, isso quando não acabamos por comer na esplanada do café da praia - por mim falo! ;)
Não custa nada acordar uma horinha mais cedo e preparar o nosso próprio lanche, caseiro, muito mais saudável, saboroso e económico.

Lembrei-me por isso de trocarmos ideias sobres os farnéis que levamos para os dias de praia, como podem ser diferentes e saborosos, sem dar obrigatoriamente muita maçada.

Seguem algumas das minha ideias:

Sandes de Perú
Temperem os bifes de peru com sal, alho e limão. Depois é só passar em farinha e fritar.
Ficam uma maravilha, tenrinhos e húmidos. Depois é só colocar numa carcaça com uma folha de alface.
Também podem cortar os bifes ás tirinhas e comer assim mesmo, frios e tudo, ficam bem bons.

Sandes de Atum 
Numa tigela colocam duas latas de atum, 2 colheres de sopa de maionese, sumo de meio limão, coentros e cebola picados. Barram as carcaças com essa pasta e colocam fatias de tomate maduro fininhas.
Caso não queiram a coisa muito "engordante" substituam a maionese por uma colher de chá de mostarda.


Wraps
No supermercado procurem pelas tortilhas e façam uns wraps que são bem bons. É só colocar os nossos ingredientes favoritos e enrolar. Para isso, depois de estenderem os ingredientes no centro da tortilha, dobram a parte de baixo e depois é só enrolar como se fosse uma torta. Fica um snack muito pratico, fresco e leve. Eu gosto de misturar frango ou salmão fumado com alface e frutas, com um pouco de molho rosa ou queijo creme. Fica bem bom! Mas atenção com os molhos no calor da praia.


Bola de Carne
Há bolas de carne que são super fáceis de fazer, e fazem um lanche óptimo para os fãs dos salgados, como eu! É uma massa que fica húmida por muito tempo, é uma receita económica, é pratico para levar para a praia cortado aos cubos.


Cup Cakes
Sabe sempre bem um bolinho seco na praia, tipo de iogurte ou de laranja.
Mas em vez de usarmos a forma grande, fazemos a massa um pouquinho mais leve e colocamos nas formas dos queques. É mais pratico para levar e para comer, e todo o mundo adora.

Espetadinhas de Fruta
Já é tradição de praia a Melancia e o Melão cortadinhos aos cubos numa caixa. Acontece é que temos que levar sempre garfos, ou então tiramos com a mão e arriscamos a que fique tudo com areia.
Sugiro que cortem vários tipos de fruta e façam umas espetadinhas pequenas, com 3 ou 4 cubos de fruta cada. Fica lindo, toda a gente prova as várias frutas e é super prático. Vão ver que assim até os miudos ficam mais animados em comer a fruta.





Ice Tea e Refresco de Xarope de Menta
Para mim não pode faltar o meu cantil na praia. Sim, é foleiro e pareço uma velha, mas a água bem fresquinha faz com que eu não me importe com a barraca. E a verdade é que todos os meus amigos acabam sempre por beber do belo do cantil...
Assim sendo dá para aproveitar e levar chá bem frio com umas gotas de limão e umas folhas de hortelã, ou então os xaropes que também são muito refrescantes, como por exemplo de groselha, de limão ou de menta.
Até podem experimentar e misturar mais que um sabor.



Não se esqueçam... muita água, chapéu e protector!
Fico à espera das vossas ideias e sugestões, aqui ou na página do facebook.
Beijinhos e Boa Praia

1 comentário:

  1. Que petisco destes é que vais levar para a praia este fim de semana? Senão vou ter de recorrer à bola de berlim!

    ***Ana Chainho***

    ResponderEliminar