terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bacalhau no Forno com Farinheira

Poderá haver algo mais Português que Bacalhau e que Farinheira?
Parece esquisito misturar o peixe com a carne, mas a nossa cultura nesse aspecto até não é nada rígida ou não fosse tão bom a nossa carne de porco à alentejana ou o arroz á Valenciana.

Esta receita é do mais fácil que há:

Façam o bacalhau no forno como normalmente o fariam.
Eu normalmente faço uma "cama" de cebola e alho, coloco as postas por cima e depois ponho as batatas e/ou os legumes à volta do bacalhau. Atenção ás batatas pois custam a cozer no forno, por isso é melhor cozê-las numa panela com água primeiro, durante mais ou menos 10 minutos.
Peguem nas farinheiras, façam um golpe em comprimento e retirem a pele.
A farinheira tem a textura parecida à da plasticina, por isso depois é só cobrir as postas de bacalhau com uma camada grossa de farinheira de mais ou menos 1,5 cm. Espalmem bem a farinheira à medida que vão colocando para que se agarre bem ao bacalhau.
Por fim salpiquem as batatas com sal grosso, reguem tudo com um bom fio de azeite, e formo a 180º por 45 minutos.

Façam uma saladinha ou um esparregado para acompanhar.

Enjoy!

Beijinhos...

Preparação

Depois de cozinhado!

Bommmmm

2 comentários:

  1. Oi Lara, você sumiu querida...
    Esse bacalhau com farinheira está com muito bom aspecto, por acaso nunca tinha visto essa receita, mais gosto bastante de comida portuguesa (meu marido é português, não tenho como não gostar né) e adoro a carne de porco alentejana...
    bjx

    ResponderEliminar
  2. Olá Katyla
    Sim, tenho andado desaparecida é verdade, estive de férias, e mal tenho cozinhado.
    Mas já tenho mais umas coisinhas guardadas na máquina fotográfica, e assim que possa vou publicar.
    Obrigada por sentir falta... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar