quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dicas - Quantidades

Vou dar algumas dicas que eu utilizo, mas também gostava de ter a vossa opinião!

Perguntei a um "não cozinheiro" qual era a sua maior dificuldade em cozinhar e a resposta foi " As quantidades!"
Relativamente ás doses, eu sou fã do popular "mais vale sobrar do que faltar!", por isso, na duvida, calculo o que seria normal e coloco sempre mais um bocado.
Não se preocupem com "os restos", pois dá sempre para transformar e reaproveitar!

DICA 1: Relativamente à carne eu calculo cerca de 200 gramas por pessoa, dependendo se são muitos rapazes, ou se há muitas crianças! Mas atenção, porque em certas refeições, como por exemplo esparguete á bolonhesa, as quantidades rendem imenso, por isso não é necessária tanta quantidade.
Como no caso do frango, quando é assado precisamos de mais quantidade, normalmente 1 frango para 2/3 pessoas, mas já quando é de panela, como no caril por exemplo, um frango chega bem para 4/5 pessoas.

DICA 2: Quando passamos uma receita para quantidades muito grandes, normalmente, não resultam muito bem! Ou o arroz fica em papa, ou não fica bem apurado, etc! Por isso, quando recebo muita gente em casa, prefiro fazer pequenas doses de vários pratos, ou vários tipos de acompanhamentos. Assim fica sempre bom, e toda a gente prova um bocadinho de cada, e há sempre alternativa para os mais esquisitos!

DICA 3: Pensem na quantidade que vocês comeriam e multipliquem conforme o numero de pessoas.

DICA 4: Não se esqueçam que o arroz e as massas aumentam de tamanho de depois de cozidas! 50 g por pessoa, mais ou menos uma chavena de chá.

DICA 5:Podem optar por comprar produtos que indiquem as quantidades, se isso ajudar! Também há receitas que dizem logo para quantas pessoas são, e há alguns recipientes que também informam as quantidades.

Eu sou do tipo " a olhómetro"! Mas se cozinharem para a vossa familia e/ou amigos com regularidade apanham o jeitinho num instante. Tenho amigos para os quais tenho que cozinhar o dobro do que normalmente faria, e tenho alguns que parecem piriquitos a comer!

O que interessa é juntar os amigos e a familia à mesa, e se faltar comida não há nada que um bocado de pão não resolva! :)

Fico á espera dos vossos comentários!!!
Beijinhos

4 comentários:

  1. ...em primeirissimo lugar surge logo a duvida de porque é que nunca comi nada feito por ti; em segundo, mas nao menos importante, achas bem andar a pregar estas coisas sabendo que há gente (eu) que tá longe e fica toda aguada e rabugenta porque nao tem nem a comida nem as pessoas?
    :)
    Boa surpresa. A Mari enviou-me para o teu blog e isto é promissor. Os teus posts, tanto quanto os comentarios da Marisa a perguntar como é que tira o frigorifico dos congelados. ahahah Já agora, também preciso dessa resposta, se a houver, porque tb odeio o sabor a frigorifico.
    bjufas grandes minha querida,

    Sonia

    ResponderEliminar
  2. Minha Quirida! Tens toda a razão! Realmente é um fenómeno do entroncamento... mas na próxima vez que puseres os pés em terras de Santo André não te escapas!!! :)

    Mas que raio de coisas é que vocês andam a comprar que sabem a frigorifico!!! lol Ou então deixam quantos anos no congelador?
    Comprem marcas boas, utilizem logo, e de preferência utilizem frescos! Vão ver que assim vai melhorar! lollllll

    Beijos Grds

    ResponderEliminar
  3. :D pois, o mistério do congelador é algo que agora me acontece com pouca frequência, porque o facto é: o meu congelador tem a capacidade de um penico, ou tem um saco com gelo (porque ninguém gosta de gin ao natural) e um saco de ervilhas, ou tem um saco de gelo e uma saca de camaroes! Tirando o exagero, é mesmo piqueno! Força-me portanto a comprar coisas frescas sim sra, embora aqui uma cabeça de alho custe 3 euros!!! e um broculo seja 2,5€ em mega promoçao, note-se! a ver se vens com o teu home ca passear para tomares o gosto da comida dinamarquesa!

    bjufas
    ah, esse jantar pode ser la pra altura do natal!! :D

    ResponderEliminar
  4. À Magana, nã sabia que tinhas um blogui de cúlináriã! ;-) Dá sempre jeito dar aqui um saltinho, sobretudo para um marreta na cozinha como eu! :-) Obrigado pelas dicas! Beijocas e felicidades!

    ResponderEliminar