quarta-feira, 11 de maio de 2011

Peito de Pato Grelhado

Há pouco tempo comecei a interessar-me pelo pato. Nunca foi o ingrediente que usasse muito, mas descobri que pode ser cozinhado de outras formas maravilhosas, muito diferentes das que estamos habituados.
No talho peçam para separar os peitos dos patos, e o que sobra pedem para cortar aos bocadinhos para depois se fazer uma bela canja ou um arroz.

Os peitos de pato, ao contrário do que se imagina, são muito tenros e suculentos. Podem assar os peitos no forno ou grelhar. Mas atenção, não retirem a pele e a gordura, é para cozinhar com a pele, que depois de derreter transforma o peito em algo estrondoso.

Eu prefiro grelhado, com umas pedras de sal, e é só dar uns golpes na diagonal na pele do peito, e grelhar durante cerca de 20 minutos (10 em cada lado), dependendo do tamanho e da espessura da carne, claro. Primeiro coloquem a pele a grelhar, para baixo, até ficar dourada e selar os sabores, depois sim grelham o outro lado.
Eu gosto mal passado, e acho que assim fica melhor, mais suculento e tenro. Como é carne magra não há problema.

Aqui vão umas fotos para ficarem com água na boca.

Beijinhos



3 comentários:

  1. Sim, mas pode temperar como preferir, mas aconselho apenas temperos secos tipo ervas e pimentas para que grelhe bem e não coza.

    ResponderEliminar